sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Atividades de dezembro de 2016

Em dezembro realizamos muitas atividades. Nem todas foram registradas em fotos. 

1) Conferência e entrega das provas finais doa alunos para os professores;   
2) Troca de vivência educacional com professoras, equipe de orientadores e direção.
3) Confraternização com entrega de lembranças para o Supervisor do PIBID e PIBIDianas; 
4) Interação com os professores em sala de aula e sala de professores; 
5) Organização de materiais do Projeto Futebol a ser desenvolvido pela professora do Colégio; 
6) Realização de atividades e troca de experiência na biblioteca do Colégio; 
7) Recolhimento e organização de livros didáticos para serem reutilizados no ano seguinte; 
8) Reunião do PIBID no dia 16/12/2016, às 15:00, no Polo Resende;
9) Sondagem no ambiente de estágio junto aos profissionais e direção; 


Além dessas, também realizamos as atividades a seguir:

Trabalho de Conclusão de Curso da PIBIDiana Monika
  Percepção dos estudantes do 3º ano do ensino médio de duas escolas no município de Resende (RJ) sobre Unidades de Conservação (UC) 


Da esquerda para a direita: Profª Esp. Deuzimar Helena O. Botelho; Prof. Esp. Carlos Eduardo dos Santos; Prof. Dr. Luziane M. D. Mendes;  Pibidiana Monika Fiodor; e Profª Esp. Gleice M. de O. da Silva.
Pibidiana Monika e a banca avaliadora de sua TCC


O tema da monografia foi escolhido após as palestras sobre o Parque Nacional do Itatitaia, realizadas no contexto do PIBID em abril de 2016. A seguir, disponibilizamos o resumo do trabalho:


Este estudo analisou as percepções dos estudantes do 3º. ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Olavo Bilac e do Colégio Municipal Getúlio Vargas, município de Resende-RJ, a respeito da importância, funcionalidade e dos benefícios oferecidos pelas Unidades de Conservação (UC). Pela importância estratégica que as UC representam para a conservação da biodiversidade e sustentabilidade da vida, é pertinente entender como o seu conceito vem sendo percebido pelos estudantes do último ano do Ensino Médio. As duas escolas pertencem à rede pública de ensino; possuem número expressivo de alunos e se localizam próximas ao Parque Nacional do Itatiaia (PNI). As percepções dos estudantes foram colhidas através de entrevista com questionário semiestruturado, com questões abertas e fechadas, que detalharam o conhecimento sobre as UC, quais as fontes geradoras deste conhecimento e como ele é traduzido em representações sociais ou ações. As entrevistas semiestruturadas propiciam ao estudante se expressar com mais espontaneidade e liberdade de expressão. As respostas das questões fechadas foram apresentadas pela frequência destas na população pesquisada. Para apresentar as respostas das questões abertas, foram construídos discursos do sujeito coletivo (DSC) para cada uma das turmas pesquisadas. O DSC traz a dupla vantagem de expressar o pensamento de forma qualitativa e de forma quantitativa. Este estudo evidenciou que apenas um quarto, dos 141 estudantes pesquisados, conhecia o conceito de UC, sendo que cerca da metade já havia visitado o PNI ou outra UC. Embora a maior parte deste grupo amostral tenha vontade de visitar uma UC, uma parcela significativa acredita que pode trazer uma lembrança da visita, sem causar um impacto. Concluiu-se que a maioria dos estudantes compreende a importância estratégica das UC para a proteção e o manejo dos recursos naturais, mas poucos as consideram um recurso para o desenvolvimento sustentável; e que este espaço de aprendizagem, de turismo e de lazer é pouco utilizado. A análise do conhecimento sobre o tema confirmou estudos do MEC, de que a maior parte dos estudantes recebe as informações de fontes informais. Apesar disso as percepções sobre a funcionalidade das UC, se mostraram assertivas quanto à preservação da diversidade biológica, do meio ambiente e à manutenção do equilíbrio ambiental. Embora não seja objetivo deste estudo, foi evidenciado que as UC não estão indicadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, como objeto de estudo, em todos os níveis e modalidades educacionais, de forma ampla e sistemática. O estudo alcançou seu objetivo ao analisar as percepções dos estudantes sobre as UC. Estas percepções podem colaborar para o planejamento geral de planos de cursos e para focar este tema na elaboração de planos de aulas de Educação Ambiental.

Projeto Parque Nacional de Itatiaia


O Projeto de Educação Ambiental, realizado no Colégio Municipal Getúlio Vargas com orientações das pibidianas, teve o objetivo de despertar o interesse e a curiosidade sobre o Parque Nacional do Itatiaia (PNI), uma Unidade de Conservação (UC) que se localiza próximo à cidade de Resende/RJ. 


Pibidianas Sabrina e Monika em discussão com a professora Sonia (centro)
durante a fase inicial do PNI (abril de 2016)


Banner utilizado como um dos materiais didáticos do PNI.
O Projeto reforça os conteúdos abordados nas aulas 1, 2 e 3 do livro de Ciências que abordam o Meio ambiente, a fauna e a flora


Pibidianas Sabrina, Edna  e Monika durante uma das palestras no âmbito do PNI (abril de 2016)


Desenhos feitos pelos alunos após uma das palestras




Os desenhos ilustram o que os alunos pensavam sobre o Parque após a palestra. Ou o que pensavam a respeito do ambiente, da fauna e da flora a partir do que aprenderam durante a atividade
Outras atividades


Pibidiana Sabrina organizando provas finais antes da entrega


Pibidiana Sabrina auxiliando na organização dos livros didáticos a serem entregues em 2017


Troca de experiências entre equipe Pibidiana (Monika, Edna e prof. Cadu) e professora Suzete (de rosa)
Reunião da equipe do PIBID do C.M. Getúlio Vargas com outras equipes do PIBID/UERJ em Resende/RJ.
No centro, de branco, a profª Fátima Kzam (IQ/UERJ)


Presentes das Pibidianas ao prof. Cadu
Assim fechamos mais um ano com chave de ouro e a certeza de ter contribuído bastante para as atividades do Colégio Municipal Getúlio Vargas, acumulando vivências que nos preparam para os desafios da docência.

Que este maravilhoso projeto possa continuar aprimorando o desempenho de estudantes de Licenciatura e apoiando as atividades da comunidade escolar. 

Feliz 2017 para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário