quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Atividades de julho de 2015

01 e 02 de julho

Crescimento vegetal

A atividade para plantar milho, feijão e alpiste, descrita no post anterior, teve tanto sucesso que foi estendida para outros alunos que não são regularmente atendidos pelo PIBID. Atividades práticas fazem grande sucesso com os estudantes, que além de participar ativamente se sentem felizes em no processo de aprendizagem. Além do plantio, o desenho e a escrita foram exercitados durante a atividade.

Alunos do 3º ano do E.F. observando as sementes

Pibidianas Edna (esquerda), Claudilene e Monika (direita) com plantas ganhadas pelos alunos
Exercício de desenho relacionado a atividade de plantio

Copos com as sementes plantadas pelos alunos.
Copos personalizados pelos seus donos

01 e 02 de julho

Leitura do livro "Mario, um bicho sem preguiça"

O livro foi lido por diversos alunos em voz alta. Em seguida, foi discutido como é a vida do bicho preguiça, o que ele come, onde vive, como e porque deve ser preservado. Por fim os alunos fizeram um desenho representando a história lida.





07 e 08 de julho

Projeto Plantando as Férias

Plantando, registrando e cultivando com alunos como cuidar de uma planta nas férias. A ideia foi cultivar o espirito de responsabilidade e de amor pelo meio ambiente. Para isso mudas de alface, salsa e cebolinha foram entregues aos alunos para que estes pudessem cultivar nas férias. Os alunos foram incentivados a descrever o crescimento das plantas e utilizá-las na sua alimentação. Para usar como caderno de anotações o PIBID reutilizou as agendas de 2014. Aos responsáveis foram enviados bilhetes explicando o objeto do projeto, como cuidar das mudas e pequenos arranjos de flores para agradecer pela ajuda.


Mudas de alface, cebolinha e salsa

Pibidianas Márcia e Patrícia
Pibidianas organizando agendas e bilhetes que seriam
entregues aos alunos para acompanhamento do crescimento das plantas

Flores sendo preparadas para serem entregues aos pais

Sala preparada para receber os alunos

Pibidianas Edna (esquerda) e Claudilene (direita) confeccionando marcadores para serem usados na agenda
Durante a prática de escrever a história da plantinha foi notória a alegria e o empenho dos alunos. Todos reconheceram que atividades práticas, que colocam o aluno em contato com o meio ambiente são muito importantes para sedimentar uma cultura de amor e respeito pelos seres vivos e pelo planeta.






Nenhum comentário:

Postar um comentário