quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Atividades de setembro de 2015

01 e 02 de setembro

Reunião de planejamento

Organizar cinco experiências físico-químicas para apresenta:

- Ilusão de ótica – setas atrás de copo com água;
- Eletricidade eletrostática – pente plástico, atrito com o cabelo e pedacinhos de papel;
- Tensão superficial – fazer flutuar uma agulha em copo com água;
- Mudança de cor – usar solução de repolho roxo para mudar a cor de soluções com pH diferentes;
- Cromatografia de papel: separação de cores de tinta de caneta com água e papel de coador de café.

Fazer brinquedos com PET e materiais recicláveis incentivando a reciclagem, redução de resíduos e reaproveitamento econômico de lixo. Utilizar estes brinquedos para o Dia das Criança.

- Bonequinhos de embalagens de Danoninho;
- Caminhão de pote de sorvete;
- Bolsinha de garrafa PET.

Organizar umaÁrvore de boas práticas que os alunos já fazem para proteger o meio ambiente.


Começando pela esquerda: Patrícia, Edna, Sabrina, Claudilene e Monika
 08 a 15 de setembro

Preparação de brinquedos com materiais recicláveis

Modelos para incentivar/orientar os alunos na confecção de brinquedos

Modelos para incentivar/orientar os alunos na confecção de brinquedos

Pibidianas preparando materiais para confecção de brinquedos

Pibidianas preparando brinquedos

Pibidianas preparando bolsas de garrafas PET

Árvore cujas folhas serão escritos e desenhos de alunos com a temática da proteção ambiental
16 a 22 de setembro

Preparação dos brinquedos de materiais recicláveis pelos alunos do 3º ano do E.F.

Recolhimento de sementes para fazer os olhos dos bonecos de brinquedo

Alunos montando bonecos com embalagens de danoninho

Ao fundo, aluna prepara uma "folha" para a Árvore da proteção ambiental.
À frente, aluna preparando brinquedo de garrafa PET

Alunos montando caminhões, com orientação de Pibidianas

Pibidianos orientam alunos sobre confecção das "folhas" da Árvore.
Participação de Geovania, licencianda convidada

Alguns brinquedos e bolsas prontos
23 de setembro

Projeto do 3º ano do E.F - Guardiões da Natureza

Apresentação do projeto organizada na quadra de esportes do CM Getúlio Vargas pela equipe do colégio.
As pibidianas, além de montarem um stand, ajudaram ativamente na montagem e organização desta apresentação.

Stand do PIBID com os brinquedos construídos com material reciclável.
Pibidianas e convidados do evento.

Experiências montadas e apresentadas pelas Pibidianas.
Nesta foto:  solução de repolho roxo para mudar a cor de soluções com pH diferentes; Tensão superficial – fazer flutuar uma agulha em copo com água; Cromatografia de papel: separação de cores de tinta de caneta com água e papel de coador de café.

Experiências montadas e apresentadas pelas Pibidianas.
Nesta foto: Ilusão de ótica – setas atrás de copo com água; Eletricidade eletrostática – pente plástico, atrito com o cabelo, flanela e pedacinhos de papel.


Os alunos tiveram a oportunidade de produzir e observar a eletricidade estática.

 Pibidiana Patrícia finaliza a montagem da árvore que simboliza como os alunos protegem o meio ambiente.

Dentre as inúmeras atividades de canto, dança, jogral e pequenas peças de teatro, o stand do PIBID chamou a atenção dos alunos e convidados.


24 de setembro

Participação na 25ª UERJ Sem Muros (USM)

Pibidianos de Resende com a profª Fátima Kzam

Pibidianos de Resende conhecendo o Departamento de Ensino de Ciências e Biologia da UERJ Maracanã
A interação com os demais grupos foi intensa e conhecemos outros projetos educacionais muito interessantes. 

Como a tabela periódica abaixo, montada por Pibidianos da UERJ (Polo CEDERJ-UAB de Nova Friburgo), com os elementos químicos representados por caixinhas de fósforo com ímãs, presas numa placa metálica. Dentro de cada caixinha informações como propriedades do elemento químico e locais onde é utilizado.

A interação no evento permitiu aos Pibidianos conhecer trabalhos de colegas de outras escolas e até mesmo de outras cidades, como no caso deste trabalho de um grupo de Nova Friburgo/RJ.

Pibidianas do CMGV durante a USM

Houve bastante interesse no nosso projeto Desafios e Possibilidades das Vivências Pedagógicas: Alfabetizando com/nas Ciências. A avaliadora gostou da diversidade e dinamismo com que estamos utilizando as Ciências para incentivar e reforçar a alfabetização, ao mesmo tempo que apresentamos esta área de conhecimento de maneira lúdica. 

Pibidianas apresentando o trabalho durante a avaliação

Segue o resumo do trabalho apresentado:

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS:
ALFABETIZANDO COM/NAS CIÊNCIAS

Este trabalho objetiva relacionar a Educação em Ciências, Ambiental e Saúde com a prática pedagógica no Colégio Municipal Getúlio Vargas, situado no bairro Cidade Alegria, na Cidade de Resende/RJ, utilizando a interdisciplinaridade para auxiliar os educandos na aquisição de uma aprendizagem significativa e lúdica, com a aplicação de uma metodologia diversificada. Estão envolvidos no projeto, desde março de 2014, cinco estudantes dos cursos semipresenciais de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência (PIBID) do polo de Resende/RJ, sob a supervisão de um professor do colégio. A escola atende uma clientela desde o 3º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio Técnico e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entretanto, as ações do projeto são voltadas especificamente para alunos do 3º ao 9º do Ensino Fundamental. Dentre estas podemos citar: observação e participação em diversas atividades como aulas, avaliações, palestras, reuniões de professores, conselhos de classe, Feira de Ciências, Festas e Projetos. Como resultado do período de observação e das reuniões periódicas de estudo e planejamento, identificamos a necessidade de realizar três importantes intervenções e ampliar os projetos de sustentabilidade já existentes no Colégio como: construção e manutenção da horta escolar; reciclagem e auxílio aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental que demonstraram estar num nível de grafismo-primitivo, pré-silábico e silábico-alfabético. Este último desafio deu origem ao Projeto Alfabetizando o qual estamos dando continuidade no ano de 2015, com atividades específicas para cada nível de aprendizado. Esses níveis foram definidos com base na obra Psicogênese da Língua Escrita, de Emília Ferreiro (1997).

O Pôster pode ser visto aqui:



Pibidianos do município de Resende durante a USM.
Presença das professoras Fátima Kzam e Celly Saba, ao fundo,
2ª e 3ª respectivamente, da direita para a esquerda

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