terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Atividades de junho de 2015

09 e 10 de junho

Sessão de vídeo educativo na Semana do Meio Ambiente na sala de vídeo do Colégio Getúlio Vargas

Objetivos: destacar a importância da preservação do meio ambiente e incentivar o desenvolvimento de hábitos sustentáveis.



Da esquerda pra direita: Sabrina, Patrícia e Claudilene

Pibidianas, a frente, conduzindo discussão após a exibição do vídeo

Palestra e Atividade sobre a história de Resende e seus casarões nas salas de aulas do 3º. Ano do Ensino Fundamental

Objetivos: difundir a história do município por meio da divulgação e valorização de seu patrimônio histórico.


A palestrante Helena utilizou de maquetes de sua autoria, feitas de material reciclado, para tornar sua fala mais ilustrativa. No momento da foto sa crianças estavam fazendo desenhos sobre os casarões, a partir do que conheceram por meio da fala e das maquetes da palestrante.
Da esquerda pra direita: Edna, Claudilene, Helena e convidado
Produções dos alunos do projeto Alfabetizando sobre o vídeo e a palestra:





12 a 14 de junho

Feira do Livro de Resende

Durante os dias 12, 13 e 14 de junho de 2015, Pibidianos do CMGV e de outras escolas trabalharam no stand do CEDERJ na Feira do Livro de Resende (FLIR), organizada pela Secretaria de Educação - Prefeitura de Resende, a fim de divulgar o Polo CEDERJ e suas atividades, como os cursos de graduação, ações no âmbito da Educação de jovens e Adultos (EJA), assim como o próprio PIBID.

Pibidianos do CMGV e de outras escolas na FLIR
 O stand contava com microscópio e modelos didáticos do corpo humano, o que chamou a atenção do público infantil.

Crianças fazendo fila para poderem fazer observações no microscópio

Criança fazendo observação ao microscópio
O público adulto mostrou interesse nos cursos de graduação e EJA do Polo CEDERJ.
Professora Alice Brandão, diretora do Polo CEDERJ de Resende
e Monika Fodor, pibidiana do CMGV com visitantes do stand.

A presença no evento também foi importante por permitir a troca de informações com outros grupos e pessoas da cidade. Um livro, conhecido a partir de troca de informações durante o evento, chegou a ser usado pelos Pibidianos em atividades na escola.

Projeto de sustentabilidade que cuida das preguiças do Jardim Centenário de Barra Mansa

O livro "Mario, um bicho sem preguiça", originado a partir do projeto referido na imagem anterior, foi utilizado posteriormente pelos Pibidianos em suas atividades no CMGV.

17 de junho

Reunião da coordenação do PIBID no Polo Resende

 Pibidianas separando exemplos de atividades e de portfólio dos alunos para levar para a reunião.

Coordenadora, supervisores e pibidianos em reunião

Profª Fátima Kzam, de pé, ao centro, discutindo
a importância da troca de experiências entre os grupos do PIBID no Polo

A profa. Fátima Kzam, coordenadora do projeto, dá oportunidade de reportar as atividades realizadas e expressar como o PIBID é importante na formação docente. Os benefícios deste projeto são inúmeros e todos ganham: as escolas recebem pessoas entusiasmadas para trabalhar e apoiar práticas pedagógicas, os alunos se alegram com atividades diferenciadas, os pibidianos trocam experiências com a comunidade escolar e aprendem know-how através de suas vivências em salas de aula.

Equipe do CMGV: Monika, Edna, Prof. Carlos Eduardo, Claudilene, Sabrina e  Patrícia

Materiais de laboratório recebidos pelo colégio durante a reunião.

22 de junho

Revitalização da horta do colégio

Professora Márcia e alunos do 3º ano do E.F. atuando na revitalização da horta do colégio



23 e 24 de junho

Acompanhamento do crescimento vegetal

Alinhadas com as atividades da escola as pibidianas planejaram uma atividade para plantar milho, feijão e alpiste, a fim de promover o gosto por comida saudável, fomentar o espirito de de colaboração e de respeito pelo meio ambiente. Foram utilizadas também sementes de plantas diferentes daquelas presentes na horta do colégio. Após as atividades as crianças se demonstraram ansiosas para testemunharem o crescimento de suas plantinhas.

Pibidianas no preparo  dos materiais para a realização da atividade

Materiais e sala preparados

Alunos durante a atividade

Alunos durante a atividade
Alunos durante a atividade

Plantio dos alunos

24 de junho

#CampanhaFicaPIBID


Pibidianos fizeram campanha no colégio pela manutenção do projeto, enfatizando sua importância para a comunidade escolar e acadêmica.


30 de junho

Crescimento vegetal - parte 2

Discussão sobre a germinação e exercício de escrita sobre o que os alunos estavam observando nas sementes. Uso de palavras relacionadas as observações práticas como germinação, raiz, milho, feijão, casca, etc.

Discussão sobre o método de plantio:  estamos plantando as sementes com um método científico? Estamos fazendo experimentos, observando, relatando os resultados, discutindo, gerando hipóteses, especulando sobre o futuro...?

Pibidiana e alunos verificando as sementes

Exercício de escrita relacionado à atividade










Nenhum comentário:

Postar um comentário