09 e 10 de junho
Sessão de vídeo educativo na Semana do Meio Ambiente na sala de vídeo do Colégio Getúlio Vargas
Objetivos: destacar a importância da preservação do meio ambiente e incentivar o desenvolvimento de hábitos sustentáveis.
|
Da esquerda pra direita: Sabrina, Patrícia e Claudilene |
|
Pibidianas, a frente, conduzindo discussão após a exibição do vídeo |
Palestra e Atividade sobre a história de Resende e seus casarões nas salas de aulas do 3º. Ano do Ensino Fundamental
Objetivos: difundir a história do município por meio da divulgação e valorização de seu patrimônio histórico.
| |
A palestrante Helena utilizou de maquetes de sua autoria, feitas de material reciclado, para tornar sua fala mais ilustrativa. No momento da foto sa crianças estavam fazendo desenhos sobre os casarões, a partir do que conheceram por meio da fala e das maquetes da palestrante. |
![]() |
Da esquerda pra direita: Edna, Claudilene, Helena e convidado |
12 a 14 de junho
Feira do Livro de Resende
Durante os dias 12, 13 e 14 de junho de 2015, Pibidianos do CMGV e de outras escolas trabalharam no stand do CEDERJ na Feira do Livro de Resende (FLIR), organizada pela Secretaria de Educação - Prefeitura de Resende, a fim de divulgar o Polo CEDERJ e suas atividades, como os cursos de graduação, ações no âmbito da Educação de jovens e Adultos (EJA), assim como o próprio PIBID.
![]() |
Pibidianos do CMGV e de outras escolas na FLIR |
![]() |
Crianças fazendo fila para poderem fazer observações no microscópio |
![]() |
Criança fazendo observação ao microscópio |
![]() |
Professora Alice Brandão, diretora do Polo CEDERJ de Resende e Monika Fodor, pibidiana do CMGV com visitantes do stand. |
A presença no evento também foi importante por permitir a troca de informações com outros grupos e pessoas da cidade. Um livro, conhecido a partir de troca de informações durante o evento, chegou a ser usado pelos Pibidianos em atividades na escola.
![]() |
Projeto de sustentabilidade que cuida das preguiças do Jardim Centenário de Barra Mansa |
![]() |
O livro "Mario, um bicho sem preguiça", originado a partir do projeto referido na imagem anterior, foi utilizado posteriormente pelos Pibidianos em suas atividades no CMGV. |
17 de junho
Reunião da coordenação do PIBID no Polo Resende
![]() |
Pibidianas separando exemplos de atividades e de portfólio dos alunos para levar para a reunião. |
![]() |
Coordenadora, supervisores e pibidianos em reunião |
![]() |
Profª Fátima Kzam, de pé, ao centro, discutindo a importância da troca de experiências entre os grupos do PIBID no Polo |
A profa. Fátima Kzam, coordenadora do projeto, dá oportunidade de reportar as atividades realizadas e expressar como o PIBID é importante na formação docente. Os benefícios deste projeto são inúmeros e todos ganham: as escolas recebem pessoas entusiasmadas para trabalhar e apoiar práticas pedagógicas, os alunos se alegram com atividades diferenciadas, os pibidianos trocam experiências com a comunidade escolar e aprendem know-how através de suas vivências em salas de aula.
![]() |
Equipe do CMGV: Monika, Edna, Prof. Carlos Eduardo, Claudilene, Sabrina e Patrícia |
![]() |
Materiais de laboratório recebidos pelo colégio durante a reunião. |
22 de junho
Revitalização da horta do colégio
![]() |
Professora Márcia e alunos do 3º ano do E.F. atuando na revitalização da horta do colégio |
23 e 24 de junho
Acompanhamento do crescimento vegetal
Alinhadas com as atividades da escola as pibidianas planejaram uma atividade para plantar milho, feijão e alpiste, a fim de promover o gosto por comida saudável, fomentar o espirito de de colaboração e de respeito pelo meio ambiente. Foram utilizadas também sementes de plantas diferentes daquelas presentes na horta do colégio. Após as atividades as crianças se demonstraram ansiosas para testemunharem o crescimento de suas plantinhas.
![]() |
Pibidianas no preparo dos materiais para a realização da atividade |
![]() |
Materiais e sala preparados |
![]() |
Alunos durante a atividade |
![]() |
Alunos durante a atividade |
![]() |
Alunos durante a atividade |
![]() |
Plantio dos alunos |
24 de junho
#CampanhaFicaPIBID
Pibidianos fizeram campanha no colégio pela manutenção do projeto, enfatizando sua importância para a comunidade escolar e acadêmica.
30 de junho
Crescimento vegetal - parte 2
Discussão sobre a germinação e exercício de escrita sobre o que os alunos estavam observando nas sementes. Uso de palavras relacionadas as observações práticas como germinação, raiz, milho, feijão, casca, etc.
Discussão sobre o método de plantio: estamos plantando as sementes com um método científico? Estamos fazendo experimentos, observando, relatando os resultados, discutindo, gerando hipóteses, especulando sobre o futuro...?
![]() |
Pibidiana e alunos verificando as sementes |
![]() |
Exercício de escrita relacionado à atividade |
![]() |
Nenhum comentário:
Postar um comentário